Data do Evento: 30/06/2022 21:00 - 22:30 Export event
O coração é um caçador solitário de Carson McCullers
/ Categorias: Clube de Leitura

O coração é um caçador solitário de Carson McCullers

O Clube de Leitura tem encontro marcado a 30 de junho, pelas 21h00, para a abordagem da obra "O coração é um caçador solitário” de Carson McCullers, numa sessão que promove o gosto pela leitura partilhada e pelo debate de ideias.

Inscrições: bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt ou 256 200 890.

Sinopse:
O Coração É Um Caçador Solitário foi o primeiro livro escrito por Carson McCullers quando tinha 23 anos.
Depressa se tornou uma referência na literatura do século xx.
No sul dos Estados Unidos, numa vila da Georgia nos anos 30, num cenário desolado de intolerância racial e isolamento, John Singer, um surdo-mudo, torna-se de súbito confidente de um grupo de personagens marginais quando o seu único amigo, também surdo-mudo, é institucionalizado e a sua rotina se altera.
Mick Kelly é uma adolescente, apaixonada pela música, sonha compor sinfonias e é filha dos proprietários da pensão onde Singer vive; Jake Blount é um agitador socialista que passa os dias alcoolizado; Biff Brannon é o desiludido proprietário de um pequeno café com desejos sexuais ambíguos; e Benedict Copeland é um médico negro que luta, em vão, pela igualdade racial. Todos sentem que não encaixam nos papéis que a sociedade lhes reservou, todos procuram à sua maneira preencher o vazio deixado pelos sonhos perdidos — e todos, por algum motivo, acham que Singer os compreende.
Mas o impassível Singer procura apenas em cada visita arrancar o seu amigo à indiferença…

Sobre a autora:
Carson McCullers nasceu na Georgia em 1917 e começou a escrever desde muito cedo. Com apenas 23 anos publicou O Coração É Um Caçador Solitário (1940), um livro muito bem recebido pelo público e pela crítica, que foi adaptado ao cinema e ao teatro e recentemente eleito um dos 100 melhores romances do século XX. No ano seguinte, saiu Reflexos Num Olho Dourado, que viria a ser imortalizado pelo filme com o mesmo título, realizado por John Huston e protagonizado por Marlon Brando e Elizabeth Taylor. Ambos os romances encontram-se publicados pela Presença nesta coleção. A extensa bibliografia da autora inclui ainda outros títulos que ficaram célebres, como The Member of the Wedding (1946) e A Balada do Café Triste (1951). Carson McCullers morreu em Nova Iorque em 1967.

Notas:
«Um livro notável… A escrita de McCullers é apaixonante.»
The New York Times

Um dos 100 melhores livros do século xx segundo a Time Magazine.

«… a obra de Carson McCullers não se eclipsará com o tempo, antes irradiará cada vez com maior fulgor.»
Tennessee Williams

Imprimir
113 Classifica este artigo:
Sem classificação
Please login or register to post comments.