Iniciado em 2003, o Festival Poesia à Mesa é um projeto que tem vindo a assumir um papel cultural de destaque a nível nacional. Um evento único que transforma S. João da Madeira na Capital da Poesia, durante o mês de março.
Todos os anos são selecionados e homenageados seis poetas, cuja obra fica em destaque durante todo o mês de março, em todas as iniciativas culturais organizadas.
Muito mais do que apenas assinalar o Dia Mundial da Poesia, este Festival tem vindo a contribuir para a promoção e divulgação de um vasto conjunto de poetas e suas obras, incentivando toda a população a adquirir hábitos da leitura através de um conjunto de ações muito diversificado e dirigido a diferentes segmentos de públicos.
Entre as diferentes iniciativas, contam-se sessões de poesia em locais inusitados, como nos restaurantes da cidade, centro de saúde e autocarros.
A poesia vai ao encontro dos mais jovens nas escolas, dos trabalhadores nas fábricas e da comunidade convidando-a a integrar uma peregrinação poética pelas ruas da cidade, serões de conversa, poesia e música à mistura.