Sábados em família

Inserido no Programa de Serviço Educativo, Sábados em Família procura estimular crianças e pais para o prazer da leitura, promovendo aprendizagens que valorizam a imaginação e a criatividade, tendo como ponto de partida o livro e as histórias para a infância.

No segundo sábado de cada mês, as famílias são convidadas a descontrair, a criar laços afetivos e memórias que perdurarão no tempo.

Sábados em família

Visita à Biblioteca

Uma iniciativa que pretende dar a conhecer os vários espaços da Biblioteca Municipal, dos serviços e recursos disponibilizados aos seus leitores. Durante a visita são prestadas informações relacionadas com o funcionamento da biblioteca, da sua organização e acesso ao acervo documental.

Visita à Biblioteca

A Biblioteca vai ao lar

A Biblioteca vai aos lares da cidade numa iniciativa que procura incentivar os seus utentes  a exercitar os seus conhecimentos gerais, através da leitura em voz alta, jogos de raciocínio e partilha de memórias, tendo como ponto de partida o livro e temas do seu interesse.

A Biblioteca vai ao lar

A Biblioteca vai à escola

A Biblioteca vai à escola é uma iniciativa que procura fomentar o gosto pela leitura, pela escrita criativa e pelo livro, nas crianças e jovens.

 

A Biblioteca vai à escola

CONCIL - Concurso Interconcelhio de Leitura

O Concurso Interconcelhio de Leitura tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

Estruturado em diferentes fases: escolar, municipal e interconcelhio, cabe à Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo a organização da Fase Municipal, em S. João da Madeira, em estreita colaboração com as Bibliotecas Escolares deste concelho.

 

CONCIL - Concurso Interconcelhio de Leitura

Leituras com Sentidos

O Centro de Leitura Especial (CLE) da Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo tem promovido, junto das pessoas com deficiência de visão, o acesso à informação e ao conhecimento, com um espólio em Braille, acesso a notícias em plataformas digitais e produção de audiolivros. 

Dirigido à comunidade escolar, o CLE tem promovido diversas ações de sensibilização sobre o acesso à informação e ao conhecimento por parte de pessoas cegas e amblíopes. Nestas sessões, os participantes têm a oportunidade de contactar com o Braille, em papel ou digital, explorar objetos e utensílios que facilitam o dia a dia destas pessoas, conhecer técnicas de orientação e mobilidade e compreender como utilizam dispositivos tão comuns como o computador ou o telemóvel.

Leituras com Sentidos