Rede de Bibliotecas Escolares

Em 1995, um despacho do Ministério da Educação e Cultura cria um grupo de trabalho para analisar e propor medidas tendentes a incentivar a utilização do livro nas metodologias de ensino e o desenvolvimento das Bibliotecas Escolares.

É deste modo que em 2007, na sequência de uma Candidatura de Mérito, é criada a Rede de Bibliotecas Escolares de S. João da Madeira que integra atualmente todas as escolas do concelho. Este processo teve a coordenação do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) criado na Biblioteca Municipal.

O grande objetivo desta rede foi reunir recursos para a criação do catálogo on-line das bibliotecas escolares e que foi possível graças à oferta por parte do Município de licenças do software de gestão documental existente na Biblioteca, permitindo assim uma racionalização de recursos humanos, técnicos e financeiros, mercê de uma aposta forte no empréstimo interbibliotecário. Foi elaborado um manual de procedimentos e tem sido ministrada formação aos professores bibliotecários. Quinzenalmente, são realizadas reuniões de trabalho onde são abordadas e discutidas questões de interesse comum sobre a política documental e as atividades de promoção da leitura. Foi já elaborado e está em funcionamento um Regulamento comum das Bibliotecas Escolares de S. João da Madeira, documento muito importante para o funcionamento uniformizado de toda a rede.

Ao longo destes anos também têm sido desenvolvidos diversos projetos conjuntos como a Semana da Leitura, o Projeto Educativo Municipal, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, entre muitos outros.

Em S. João da Madeira, a rede concelhia integra todas as escolas do concelho.